Arrancou na passada terça-feira, uma campanha nacional de sensibilização para o cancro do colo do útero, a fim de sensibilizar a população feminina.A campanha, denominada Passa a Palavra, contém informação sobre a doença e as formas de prevenção desta patologia, que estará disponível através do site www.passaapalavra.com.A acção pretende «sensibilizar a população em geral para o cancro do colo do útero, doença que vitima anualmente 378 mulheres» em Portugal.Júlia Pinheiro e a actriz Mafalda Matos, da série Morangos com Açúcar, serão os rostos da iniciativa, que resulta de uma acção conjunta entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Sociedade Portuguesa de Oncologia, a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia, a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral e a Sociedade Portuguesa de Pediatria.De acordo com o Público, através do site, os interessados poderão obter esclarecimentos e dúvidas sobre a doença que surge todos os anos numa média de 958 mulheres portuguesas.Em declarações à Lusa, citada pelo Sol, Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, acredita que este tipo de campanhas são importantes na prevenção do cancro do Colo do Útero, para que haja «um conhecimento mais esclarecido da incidência do agente causal da via de transmissão deste vírus [o Papilomavírus Humano], da idade do primeiro contacto, bem como da descoberta de vacinas, vai contribuir de modo decisivo para a diminuição da incidência e da mortalidade das mulheres portuguesas por cancro do colo do útero».De salientar ainda que o cancro do colo do útero representa a segunda causa de morte por cancro, depois do da mama, entre as mulheres europeias na faixa etária entre os 15 e os 44 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Campanha importantissima!
BJOSSSSSSS!
Postar um comentário